20600 inscritos

Inscreva-se no YouTube!

Juliano Caju

Salve, salve galera!!!!
Montei este site para que sirva de material auxiliar na montagem e manutenção de suas RIGs de mineração!
Espero que aproveitem as informações e demais facilidades do site!

Glossário da Mineração

Confira abaixo uma listagem dos termos mais utilizados na mineração e seus significados.

Altcoin

Nome dado as moedas alternativas ao bitcoin. Exemplo: Litecoin, Dogecoin, Dash, etc.

API

A sigla API deriva da expressão inglesa Application Programming Interface que, traduzida para o português, pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicação. Ou seja, API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos.

ASIC /Antminer

Sigla Application Specific Integrated Circuit, em português: Circuitos Integrado de Aplicação Específica. Chip criado especificamente para realizar uma tarefa, exemplo, no caso do bitcoin, os ASICs foram criados para processar um hash SHA-256 e minerar bitcoins.

Baleia

Detentor de grande parte de uma determinada moeda, a baleia é um usuário que centraliza a moeda controlando o preço dela.

Bloco

O bloco gênese é codificado no software e serve como o estado inicial do sistema. Ele pode conter informações sobre as regras ou instruções sobre o banco de dados restante.

Feito isto, o banco de dados é formado a partir de uma série de blocos que juntos formam uma cadeia. É deste ponto que surge o nome 'cadeia de blocos' (blockchain). Cada bloco na cadeia contém informação ou transações. À medida que se adicionam transações, sua informação é guardada no bloco de acordo com o momento que ela foi processada. Esta combinação de informação e tempo cria um livro-razão que documenta valor ou outros recursos no banco de dados.

Blockchain

A blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança.[1] São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros.

Carteira / Wallet

Assim como o dinheiro e os cartões, as criptomoedas também precisam ser armazenadas para que não sejam perdidas, ou pior, roubadas por criminosos. Conhecidas também como Wallets, as carteiras digitais são responsáveis por armazenar as chaves – sequência de números para pagar e receber criptos – que dão acesso ao seu saldo.

Criptomoedas

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain a partir de sistemas avançados de criptografia que protegem as transações, suas informações e os dados de quem transaciona. 

Criptomoedas são moedas digitais porque, diferentemente do real, do dólar e de outras moedas que podem ser tocadas, elas só existem na internet. Ou seja, você sabe que elas são verdadeiras, mas não consegue pegá-las com as mãos – ou guardá-las na carteira, no cofre ou embaixo do colchão.

Esforço (Effort)

Pool/bloco "Esforço" e "Sorte" são nomes diferentes para a mesma coisa. Preferimos chamar de esforço, pois é mais descritivo. O esforço do bloco refere-se a apenas um bloco, o esforço geral / conjunto refere-se ao esforço médio do último bloco. O esforço atual se refere ao bloco que está sendo extraído agora (esforço em tempo real, por assim dizer). O esforço é medir quantos hashes nosso pool fez para encontrar um bloco.

Se um bloqueio foi encontrado exatamente quando previsto (com base em hashrate global, pool hashrate e tempo / dificuldade de bloqueio). Cada bloco tem sua própria "sorte". Bloco mais longo = maior esforço. Esforços superiores a 100% significam que tivemos azar, esforços inferiores a 100% significam que tivemos sorte e encontramos um bloqueio mais cedo do que o esperado. Se a piscina funcionar corretamente, o esforço geral se estabiliza e fica em torno de 100%.

Ethash

O algoritmo de mineração Ethash é o algoritmo que faz a operação do mineração en Ethereum. Um algoritmo de alta qualidade que usa algumas técnicas de computador muito elaboradas para garantir a maior segurança possível.

Exchange

Local utilizado para troca entre criptomoedas e outros ativos, por exemplo, trocar real por bitcoin. Exchange de bitcoins são utilizadas para trocar bitcoin por moedas FIAT ou outras criptomoedas.

Flight Sheet

As Flight Sheet são conjuntos de configurações para seus dispositivos, diferentes combinações de carteiras, moedas, piscinas e mineradores. No Hive OS, você pode criar qualquer número de Flight Sheets e aplicá-las rapidamente aos seus funcionários para aumentar a eficiência da mineração e sua receita. Alternar entre as Flight Sheets leva apenas alguns cliques.

Gas Limit

É o total de Gas que uma transação poderá consumir. Esse valor muda de acordo com a operação. Caso seja fornecido Gas em excesso, o excedente é convertido em ETH e devolvido. Porém, caso seja fornecida uma quantidade de Gas insuficiente, essa quantidade é rejeitada pelo minerador e a transação é revertida para o usuário. Na dúvida, envie sempre um valor a mais, pois não há custos para isso

Gas Price

É a quantidade de Gwei que o remetente está disposto a pagar por cada Gas. Essa taxa pode ser definida de acordo com a pressa em enviar a transação. Se o objetivo é ter uma transação mais rápida, o Gas Price terá que ser alto. Se quiser economizar, o remetente pode baixar o Gas, mas terá uma prioridade menor no envio da transação.

Gwei

Enquanto um Bitcoin pode ser dividido em até 100 milhões de Satoshis, a ETH é muito mais divisível. Por convenção, cada ETH equivale a 1.000.000.000.000.000.000 de Wei (um quintilhão de Wei). Gwei é uma das unidades de medida da ETH. Trata-se da quantidade de Gas cobrada em Wei. Ela equivale a 100 milhões de Wei. O nome Wei foi dado em homenagem ao criptógrafo Wei Dai, um dos inspiradores de Satoshi na criação do Bitcoin.

Hashrate

Hashrate é um indicador do poder computacional utilizado durante o processo de mineração de criptomoedas. Esse indicador é medido em unidades de hash/segundo, o que significa a quantidade de cálculos que as máquinas podem processar a cada segundo na rede.

Quanto maior o hashrate de uma máquina, maior a chance de minerar um bloco e receber bitcoins como recompensa. Esta é a principal razão pela qual os mineradores se reúnem em Pools de mineração, para unirem os poderes computacionais de suas máquinas.

HiveOS

O Hive OS é uma plataforma de mineração definitiva que permite que os usuários configurem, explorem e controlem os processos com mais eficiência e sem problemas em milhares de plataformas, tudo em um só lugar.

HODL

É um meme, o correto seria Hold – de “segurar”, do inglês, que é quando você mantém seus ativos, mesmo na baixa de preço, pois acredita que será valorizado futuramente.

Invalid Share / Share Inválido

Um share causado por um problema com o minerador ou com o overclock de sua gpu, que precisa ser inspecionado ou configurado corretamente.

LHR

A sigla LHR atende por lite hash rate, que em tradução livre fica hash rate baixo. O hash rate é a principal referência de performance da placa na mineração de criptomoedas, e quanto mais alto, mais o usuário é recompensado. A Nvidia afirma que o hash rate será reduzido pela metade.

Market Cap Volume

Volume total de mercado da moeda (soma do valor de todas as moedas já mineradas) em Dólares e em BTC.

Mineração

É o ato de realizar cálculos matemáticos. Quando um computador realiza esse cálculo criptográfico ele recebe uma recompensa, X Bitcoin ou outra moeda que esteja sendo minerada. Dizemos que ele está minerando e permitindo que surja mais moedas ou autenticando transações.

Moeda FIAT

É o dinheiro fiduciário, ou seja, aquele que não é criptomoeda, como o Real, Dólar, Euro, Iene, etc.

Nethash

Indica o total de hashpower da rede da moeda, somando o poder de mineração de todos os mineradores (relacionado com a dificuldade). Este indicador vem seguido de um valor percentual que indica o quanto a a dificuldade aumentou (valores positivos) ou diminuiu (valores negativos) nas últimas 24h.

Overclock

Com overclock você pode aumentar o poder de mineração de sua placas de vídeo (GPUs) e/ou diminuir o consumo de energia elétrica, pode aumentar a rotação das ventoinhas para melhorar a refrigeração da placa e combinar uma série de configurações para fazer suas GPUs trabalharem melhor.

Pool

De forma resumida, uma pool de mineração é uma espécie de cooperativa onde o poder de mineração de vários mineradores é “somado” a fim de diminuir a volatilidade dos ganhos, fazendo com que os pagamentos sejam mais frequentes.

PPLNS

Pay Per Last N Shares - semelhante ao PROP, nesse método, os mineradores participam da distribuição de recompensas com base em esforço contribuido (share). A diferença entre o PPLNS e o PROP é que no PPLNS há proteção dos assim-chamados “pool-hoppers” – mineros sem escrúpulos que correm através de pools com o pagamento de PROP, enviam shares e saem, pois sabem que terão algo quando o bloco for encontrado. Então, PPLNS não considera todos os shares que foram enviados pelos mineradores enquanto a pool procurava o bloco, e sim os últimos X shares. Por exemplo, no 2Miners.com no grupo Ethereum, apenas os últimos 3.000 shares enviados pelos mineradores são usados para calcular a recompensa. Nesse caso, se um dos usuários enviou 1500 dos últimos 3 mil shares, ele receberá 50% do lucro do bloco encontrado.

PPS

Pay per Share - essa é a maneira mais fácil de distribuir recompensas, pois é onde o pagamento é efetuado por cada share enviado. A pool decide que está interessada em comprar de um determinado vendedor um share por 1 centavo e, em seguida, apenas lhe paga um centavo por cada share enviado.

PPS+

PPS + é uma combinação dos dois modos acima, PPS e PPLNS, ou seja, a recompensa do bloco é definida de acordo com o modo PPS. E a taxa de serviço / transação de mineração é liquidada de acordo com o modo PPLNS. Ou seja, nesta modalidade, a mineradora pode obter adicionalmente a receita de parte da taxa de transação com base na forma de pagamento PPLNS.

PROP

(Proportional) - pagamento proporcional aos shares contribuidos. Supondo que cinco fazendas estão trabalhando em uma pool e enviando shares: as fazendas n° 1, 2 e 3 enviaram 10 shares, a fazenda número 4 enviou 20 e a fazenda número 5 enviou 100. Depois de encontrar o bloco, a recompensa será dividida entre os participantes de acordo com a quantidade de shares que cada um enviaou à pool.

Proof-of-Work (POW)

Proof-of-Work, também conhecido como PoW, é um mecanismo desenvolvido para evitar gastos duplos na rede Bitcoin. Hoje em dia, as principais criptomoedas utilizam o PoW como seu algoritmo de consenso, sendo um dos principais métodos que garantem a integridade do Blockchain.

É aqui que entra a Proof-of-Work. Ela garante que os usuários não estão utilizando o dinheiro que eles não têm o direito de gastar. Usando uma combinação de teoria de jogo e criptografia, o algoritmo PoW permite que qualquer pessoa atualize as informações no Blockchain, de acordo com as regras do sistema.

O PoW exige que os mineradores utilizem seus recursos computacionais até que seja encontrada uma solução para um quebra-cabeça. Essa solução é a hash do bloco. Os dados contidos na hash funcionam como uma “impressão digital”, sendo exclusivos para cada bloco.

RIG

Rigs de mineração são sistemas de computação montados em gabinete especializados em mineração de criptomoedas. Sendo necessária a operação de diversos scripts e algoritmos hash, sua função é fornecer o suporte e controlar o processamento realizado por GPUs de altíssimo desempenho.

Riser

Muito utilizado para mineração de criptomoedas, extensores para PCI-e se tornam muito uteis em diversos casos, a fim de extender a distância de uma placa de vídeo e outra por exemplo, ou mesmo conectar várias placas de vídeo em uma só placa mãe.

Share

Share é uma parte do bloco em que o pool está trabalhando. Ao fazer hash na pool, seu equipamento resolve / extrai esses quebra-cabeças e os envia para a pool. Você está sendo pago por isso.

Stale Share

Um stale share, é um share que foi entregue na pool, mas com atraso. Isso se deve pela internet com um ping mais alto ou até mesmo um calculo demorado a ser feito pela gpu. Outro minerador realiza o mesmo calculo e faz a entrega antes da sua entrega, ficando assim seu share como stale (obsoleto).

Thermal Throttling

O chamado Thermal Throttling ou limitação de processamento é uma proteção térmica criada para manter o computador funcionando, quando em uma faixa específica (e alta) de temperatura a gpu diminui seu processamento para diminuir a temperatura de seus componentes.

Token

Normalmente os tokens são confundidos com criptomoedas, porém existem diferenças. As criptomoedas são moedas criadas com o propósito de serem moedas, já os tokens são criados para serem distribuídos a pessoas com promessas de valerem algo no futuro. Comparando ambos ao mercado convencional de investimentos, as criptomoedas poderiam ser moedas como USD ou EURO, já os Tokens seriam as Ações de uma empresa.

Worker

Worker é a nomenclatura dada a uma RIG configurada no sistema HIVE OS.

Caso encontrem algum erro ou informação inválida, só avisar!!!!
Discord: https://www.julianocaju.com.br/discord
Telegram: https://t.me/julianocaju

Sitevip Internet