Aguarde o
carregamento da página
81500 inscritos
Inscreva-se no Canal!
Nesta seção, traremos informações úteis sobre a utilização e ligações de adaptadores riser.
Ligação de risers e de placas de vídeo
A ligação de risers e placas de vídeo devem ser realizadas na mesma fonte.
Não se recomenda a ligação do riser em uma fonte e a placa de vídeo em outra fonte.
A ligação "cruzada" pode acarretar em troca de tensões entre as fontes, causando surtos energéticos que podem queimar os equipamentos.
Fonte: TecLab
Não utilize SATA em placas de vídeo e risers
A maioria das fontes de alimentação são fabricadas em conformidade com os padrões ATX. A especificação ATX tem classificações diferentes para tensão e potência, dependendo do conector usado. Em uma configuração típica, onde uma placa de vídeo é instalada diretamente em um slot PCIe em uma placa-mãe, esse slot PCIe é especificado para fornecer até 75 watts.
Risers e adaptadores PCIe não estão em conformidade com os padrões ATX. O uso desses tipos de adaptadores pode resultar em danos a quaisquer componentes do sistema.
O padrão ATX para conexões SATA é classificado para 54 watts. Cada conector SATA fornece três pinos de 12 V a 1,5 ampere cada, para um total de 4,5 amperes. 12 volts, vezes 4,5 amperes, equivalem a 54 watts que podem ser fornecidos por um conector SATA.
Como as especificações ATX exigem que o slot PCIe forneça 75 watts, um riser PCIe pode ultrapassar o conector SATA em 21 watts. Com isso, causando superaquecimento e danos irreparáveis aos conectores e até mesmo ãs placas de vídeo. (Relatos de incêndio informados)
Se for necessário instalar várias placas gráficas em um sistema, é recomendável que elas sejam instaladas diretamente no slot PCIe da placa-mãe ou alimentando corretamente os risers com uma fonte de energia que alimente os 75watts ou mais.
Fonte: Site EVGA / TecLab
Caso encontrem algum erro ou informação inválida, só avisar!!!!
Discord: https://www.julianocaju.com.br/discord
Telegram: https://t.me/julianocaju